Nota sobre a Covid-19 em Leme
Aprovada em 13/abril/2021

COVID: Crimes serão investigados e punidos!
Há um ano, no dia 11 de abril de 2020, Leme registrava sua primeira morte por Covid. Ontem dia 12 atingimos a triste marca de 202 mortos: nossos vizinhos, amigos, parentes, conhecidos. Pessoas com sonhos, amados por seus pais e por seus filhos.
Em junho emitimos duas notas contrárias à flexibilização e reabertura do comércio, que nem havia de fato fechado, alertando para o aumento de mortes. Infelizmente, tínhamos razão: chegamos a setembro com 60 mortes aqui em Leme.
A partir de então o ritmo do aumento de mortes e de casos diminuiu e cada vez mais a sociedade se descuidou – também levada a erro pela campanha do presidente contra as medidas de prevenção e pelo medo de outros governantes em desagradar pequena parcela do eleitorado.
Chegamos ao final do ano com 81 mortes e então, com as festas de final de ano, aglomerações generalizadas, e a entrada de novas cepas mais contagiosas, tudo pirou. Em janeiro tivemos mais 13 mortes, em fevereiro mais 27, em março mais 58 mortes! Em apenas 12 dias de abril já se foram mais 23 vidas.
Muitas, muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas por políticas públicas diferentes do que Bolsonaro e seus admiradores locais (inclusive em Leme) fazem nas prefeituras. Mentir dizendo haver um “tratamento” precoce ou que salva vidas é negar o obvio: São mais de 350 mil brasileiros, quase três milhões de pessoas mortas no mundo. Se houvesse tratamento, seria ótimo.
Mas a ilusão de que existe estimula as pessoas a não tomarem os cuidados necessário. Além disso, o tal “KIT Covid” não é apenas “sem eficácia comprovada”. É comprovadamente ineficaz e prejudicial à saúde. Por isso TODAS as entidades médicas do Brasil e do mundo recomendam o banimento de Ivermectina e outras drogas:
“Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina / cloroquina, ivermectina, nitazoxa-nida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da COVID-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida.” (Associação Médica Brasileira e dezenas de outras associações médicas e pesquisadores) publicada em 23 de março de 2021.
Felizmente, a maior parte das pessoas contaminadas não morre. E alguns querem nos iludir dizendo que não morrem devido a remédios inúteis. E isso também está ocorrendo aqui em Leme. Ao contrário do que diz a ciência, nosso prefeito em exercício segue difundindo ilusões e, pior, divulgando protocolos e receituários, estimulando a população a se automedicar. Fala para procurar um posto de saúde, mas ao mesmo tempo diz para procurar outro se o médico não der a droga milagrosa! E gasta dinheiro público com remédios ineficazes. É um conjunto de ações criminosas que levam à morte e, ao prolongar isolamentos parciais e ineficazes, agravam a crise econômica.
Todos sabem, mesmo os que negam, que só com a redução do contágio é que a economia voltará ao normal. Todos sabem também que só há quatro formas de prevenção: uso de máscaras, isolamento social, medidas de higiene, vacinas.
Governos irresponsáveis não compram a vacina, mas fazem propaganda de remédios inúteis, o que desestimula o isolamento e a prevenção possível e ainda fazem campanha contra o uso de máscaras. O auxílio emergencial foi suspenso por meses e retomado agora com um valor totalmente insuficiente. É também uma forma de obrigar os mais frágeis a ir para a rua, o que aumenta a propagação da doença em suas formas mais graves.
Por tudo isso, uma CPI que investigue e puna os crimes cometidos pelo presidente é urgente. Agora, ou mais tarde, todos os que venderam ilusões, agiram contra a ciência, usaram indevidamente o dinheiro público e assim contribuíram para mais mortes, serão investigados e punidos. Contamos com isso.
Enquanto isso, reduza ao máximo sua circulação, faça apenas o inevitável. Use máscara, não acredite em remédios que só fazem mal, lave as mãos e use álcool. E venha conosco lutar contra governantes irresponsáveis!
Leme, 13 de abril de 2021.
Partido dos Trabalhadores
Leme - SP
