Leme participa do Plebiscito por um Brasil mais justo
Reunião na noite de 30 de julho de 2025 reuniu entidades interessadas em organizar o evento na cidade.


Por iniciativa de militantes e dirigentes do PT de Leme realizou-se na noite da última quarta-feira, 30 de julho, uma reunião de entidades interessadas em organizar o Plebiscito Popular por um Brasil mais Justo.
O plebiscito é nacionalmente organizado pelos movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, entidades de fé e partidos progressistas para ouvir a população brasileira sobre temas urgentes e pressionar por mudanças fundamentais. A participação na votação será voluntária.
O objetivo do Plebiscito é dialogar com a população sobre a desigualdade social no Brasil, uma das maiores do mundo, e formas de reduzi-la. As soluções em debate são duas: Uma que envolve qualidade de vida, com a redução da jornada de trabalho, acabando com a escala de seis dias de trabalho semanais, e outra tributária: isentar do imposto de renda as pessoas que recebem até 5 mil reais mensais e taxar em até 10% rendas superiores a 50 mil reais mensais.
As propostas são tímidas. A jornada de 44 horas semanais foi estabelecida pela Constituição em 1988. É imensurável o aumento da produtividade do trabalho nestes 37 anos. Não é justo que só patrões se beneficiem desse ganho.
Trabalhadores assalariados e autônomos já pagam 27,5% sobre o que recebem acima de R$ 4.664,68 por mês. Diferente de quase todos os países do mundo, as isenções de lucros e os dividendos e enormes benefícios fiscais fazem com que grandes ganhos, acima de 50 mil por mês, paguem uma alíquota média de apenas 2,3%. A intenção do governo é elevar essa tributação a 10%. Mas os bilionários tentam convencer os pobres de que isso é injusto. Sim, é injusto. É muito pouco ainda. Mas é necessário e é o que está em debate no momento.
Foram convidados a participar: Sindicato dos Comerciários de Limeira – Subsede Leme, Sindicato dos Empregados Rurais de Leme, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Leme, Sindicato dos Metalúrgicos de Leme, PSOL Leme, e Pastoral Fé e Política. Apenas a representante do Sindicato dos Comerciários de Limeira esteve presente, e as demais entidades justificaram a ausência.
Coletivamente, foi decidido que as entidades que se comprometessem a organizar o plebiscito assinariam um manifesto. Até dia 6 de agosto o PT, o Sindicato dos Empregados Rurais, e PSOL assinaram e se envolveram na organização. Este documento está aberto a mais adesões de entidades interessadas em participar.
Quer nos ajudar nessa tarefa?
Procure as entidades parceiras ou o PT através do e-mail ptleme13@hotmail.com ou em nossa página do Facebook: PT Leme - SP ou Instagram: pt_leme_sp
Visite o site do plebiscito aqui: https://plebiscitopopular.org.br/
Mais informações? Baixe aqui a cartilha: Cartilha-do-Plebiscito-Popualr.pdf
Quer nos ajudar votando online? Clique aqui: https://plebiscitopopular.votabem.com.br/?id=10232HL5536
Confira nosso manifesto aqui: https://leme.sp.pt.org.br/noticias/plebiscito/19500/2025-08-07-manifesto-dos-organizadores-do-plebiscito-em-leme
Saiba mais sobre o assunto.
O Dieese, Departamento Intersindical de Estudos Sócio Econômicos organizou um curso com quatro vídeos detalhando o assunto:
CURSO ONLINE DE MULTIPLICADORES DO PLEBISCITO POPULAR A Secretaria Nacional do Plebiscito Popular em parceria com a Escola Dieese de Ciências do Trabalho oferece o Curso online de Multiplicadores do Plebiscito Popular para um Brasil mais justo. O curso proporciona formação sobre os temas do plebiscito, a história dos plebiscitos populares no Brasil e orientações práticas sobre como se organizar. O curso se destina a todas e todos aqueles que queiram construir o plebiscito em seus territórios, a militantes organizados e, também, a interessados em geral sobre os temas do plebiscito.
Módulo 1 - Debate sobre a conjuntura brasileira: “Por que fazer um plebiscito no Brasil hoje?”. Nele será feita uma análise da conjuntura brasileira, situando a importância do atual plebiscito como construção de soberania popular.
• João Pedro Stédile - economista graduado pela PUC/RS e pós-graduado pela UNAM, e dirigente nacional do Movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST).
Módulo 1 - Por que fazer um plebiscito no Brasil hoje? | João Pedro Stédile (MST)
Módulo 2 - Redução da jornada de trabalho sem redução do salário e o fim da escala 6x1. Compreenderemos o que é uma jornada de trabalho e como ela é definida. Veremos o que é uma escala de trabalho e suas diferentes configurações. Discutiremos o porquê é preciso reduzir a jornada de trabalho sem redução do salário e o fim da escala 6x1.
• Assessoria: Adriana Marcolino é diretora técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Socióloga, é doutoranda no programa de pós-graduação em Sociologia da USP. Tem experiência nas áreas de sociologia e ciência política, com ênfase nas temáticas relacionadas ao mundo do trabalho e movimentos sociais.
Módulo 2 - CURSO ONLINE DE MULTIPLICADORES DO PLEBISCITO POPULAR
Módulo 3 - Reforma tributária, isenção do IR e combate às desigualdades sociais. Veremos a atual estruturação do sistema tributário brasileiro, bem como a proposta de reforma do Imposto de renda. Compreenderemos como ela é necessária para combater as desigualdades sociais e termos um Brasil mais justo.
• Assessoria: Teresa Ruas tem doutorado em sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolvendo pesquisas sobre dívida pública e tributação. Atualmente, trabalha como assessora política no Inesc.
• Eduardo Moreira (participação) é engenheiro formado pela PUC/RJ e estudou economia pela Universidade da Califórnia de San Diego, onde foi apontado como o melhor aluno do curso.
Módulo 3 - CURSO ONLINE DE MULTIPLICADORES DO PLEBISCITO POPULAR
Módulo 4 - Histórico dos plebiscitos e como organizar o plebiscito? Faremos o resgate histórico dos plebiscitos populares no país. Veremos o contexto de cada um e sua importância. Conheceremos as experiências das diferentes regiões do Brasil na organização do atual plebiscito.
• Assessor: Rosilene Wansetto, Socióloga e Mestre em Ciência Política pela PUC/SP, educadora popular e Secretaria Executiva da Rede Jubileu Sul Brasil.
• Luma Vitorio, Secretaria Nacional do Plebiscito Popular, militante do MST, graduanda em Direito pela PUC/SP, capoeirista, aluna do Mestre Plinio, pelo Grupo de Capoeira Angola (Angoleiro Sim Sinhô). Caiçara nascida em Cananéia no vale do Ribeira, litoral sul de São Paulo.
Módulo 4 - CURSO ONLINE DE MULTIPLICADORES DO PLEBISCITO POPULAR


