Foi lançado o Museu da Lava Jato
O projeto é uma iniciativa de um grupo de juristas, jornalistas e historiadores sobre a operação que se tornou passou um grande escândalo internacional pelo conluio entre procuradores e magistrados.

Do site do Museu:
"O PROJETO: PROPÓSITOS E PILARES
O projeto é uma iniciativa de um grupo de juristas, jornalistas e historiadores que pretende legitimar a memória popular sobre a operação que passou de uma iniciativa de grande apelo popular para um grande escândalo internacional a partir do conluio entre procuradores e magistrado. O espaço virtual sustentará três pilares. O primeiro deles é o Centro de Documentação da Lava Jato que reunirá um imenso acervo sobre a operação e seus desdobramentos. São duas estruturas que completam-se: o acervo jurídico e jornalístico. Neste centro de documentação, com acesso gratuito, será possível encontrar toda a repercussão dada pela imprensa as fases da Operação Lava Jato e também os processos e peças jurídicas. Todo esse acervo, com fácil acesso para pesquisa, ficará à disposição para a produção científica de pesquisadores de todo o País que desejem utilizar a base de dados reunida ao longo dos últimos meses.
Outro braço de sustentação do museu será o Núcleo de Pesquisa da LawFare do Brasil. O termo é utilizado descrever quando o direito e a justiça tornam-se armas para serem empregadas contra determinados grupos ou pessoas com objetivos específicos. No caso do MLJ o grupo terá como função reunir trabalhos científicos, historiográficos e jornalísticos sobre a utilização das leis e do aparato jurídico e judicial com objetivos políticos e ideológicos no Brasil. O grupo também ficará responsável pela orientação da produção de pesquisas acadêmicas e de projetos de pesquisa por grupos em diferentes instâncias e áreas do conhecimento com a temática da Lawfare e sobre as formas de Violência Jurídica, Social, Política, Econômica, Psicológica e Institucional no Brasil.
O Memorial da Vigília Lula Livre: O terceiro pilar do Museu da Lava Jato será inteiramente dedicado à Vigília Lula Livre. Foi lá, em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, que durante os 580 dias nos quais o ex-presidente Lula esteve em Curitiba, que apoiadores prestaram sua solidariedade e o acompanharam durante todo este período. Neste setor estarão disponíveis mais de oito mil imagens registradas por fotógrafos e jornalistas que acompanharam o dia-a-dia da Vigília Lula Livre, uma linha do tempo com as principais informações e acontecimentos e um mapa ilustrado que mostra todos os setores que formaram a estrutura da vigília. O intuito é preservar e institucionalizar a memória de todos aqueles que participaram deste movimento histórico, ressaltando sua importância e relevância no cenário brasileiro. Além dos três pilares principais, o Museu da Lava Jato integrará o meio acadêmico promovendo constantemente palestras, jornadas, encontros, mesas redondas e debates sobre temas correlacionadas à Lawfare, política, história, direito, sociologia e filosofia."
