Genoino conversará com moradores e filiados do PT de Leme
Conversa acontece na segunda, dia 22, às 18:30. José Genoino foi presidente do PT e um dos mais combativos deputados do partido.

José Genoino, foto de Alex Silva
Em 1986 esteve em Leme apoiando a luta dos trabalhadores rurais, junto os petistas da cidade.

Mas, bem antes de 1986, ainda em 1967 ingressou no PCdoB e foi preso no Congresso da UNE de Ibiúna, em 1968. Foi apenas a primeira prisão por combater a ditadura e defender os trabalhadores. Em 1972, atuando clandestinamente na Guerrilha do Araguaia desde 1970, foi novamente preso e torturado, sendo libertado apenas em 1977. Em 1981 filiou-se ao PT, sendo eleito pela primeira vez deputado em 1982. Foi nessa condição que esteve em Leme pela primeira vez.
Na Constituinte Genoino recebeu nota 10 do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, pelo voto favorável a todos os pontos em defesa dos trabalhadores. Em 1994 recebeu do Ministério das Relações Exteriores a Ordem do Rio Branco, pela sua atuação parlamentar. Em 2002 foi o primeiro candidato ao governo de SP pelo PT a chegar ao segundo turno.
Com atuação destacada na oposição ao neoliberalismo e depois no apoio ao governo Lula, Genoino esteve entre os perseguidos e presos pela farsa do “mensalão”, termo inventado por Roberto Jefferson (hoje preso por atentado à democracia) e que depois negou a existência dos pagamentos mensais. Em 2014 teve a pena extinta.
Aos 76 anos Genoino segue na luta por uma sociedade mais justa, participando todos os meses de dezenas de atividades presenciais e virtuais, combatendo a direita e ajudando a organizar a população.
É isso que ele fará na conversa virtual do dia 22, com moradores e filiados do PT de Leme.
Para participar da conversa peça o link nos comentários aqui até às 16:00 do dia 22.
