As Secretarias de Indústria e Comércio e de Emprego e Relações do Trabalho no Governo do PT em Leme
Aqui você encontra um resumo das principais atividades desenvolvidas nas secretarias de Indústria e Comércio e na Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho nos anos de 2013 a 2016

Uma das empresas atraídas para Leme durante a gestão
Principais ações da Secretaria de Indústria e Comércio de Leme (2013 – 2016)
Empregos
Recebemos inúmeros empresários do Brasil e do exterior para visita a nossa cidade, aja visto a localização privilegiada que nos encontramos, na Rod. Anhanguera, entre Ribeirão Preto e Campinas, com fácil acesso.
Infelizmente o nosso Distrito Industrial e nossa cidade não foi preparada por Governos anteriores para receber essas empresas, problema com falta de infraestrutura em energia elétrica, água, pavimentação, acesso mal planejado impedindo circulação de veículos e caminhões, etc.
Mesmo com todas essas dificuldades e depois de processos de retomada de alguns terrenos, nossa administração trouxe uma grande empresa de ração animal a Leme, onde atuava em Campinas, Atacado de Rações PET, área de 20.000m2 no distrito Industrial.
Antes do nosso governo o que vigorava era uma Lei do Proinde para pagamento de aluguéis de galpões para empresas que viesse a atuar em Leme, mas o que ocorria é que tais empresas ficavam em Leme até findar tais benefícios, buscando após o término outras cidades.
Comércio
Realizamos uma grande parceria com a ACIL e SEBRAE, onde trouxemos diversos cursos de capacitação e também inauguramos a SALA DO EMPREENDEDOR, facilitando e agilizando a aberturas de novas empresas.
Desenvolvemos juntamente com outras cidades o Turismo com a implantação do Caminho da Paz, após inúmeras reuniões com SESI
Comgás
Parceria com a Empresa Cer. Maristela que viabilizou a vinda do gás encanado, diminuindo assim os custos das empresas que utilizam tal produto.
Palestras
Em parceria com Anhanguera Educacional que cedeu o local, trouxemos em 12/03/2015 para palestra a empresários e empresárias, a Sra Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Tema: MULHER EMPREENDEDORA onde testemunhou sua história de vencedora, as suas dificuldades, motivando assim as pessoas presentes.
Desenvolve SP – Trouxe para os empresários Lemenses linhas de crédito para aquisição de equipamentos, custos baixos, incentivando o crescimento das empresas.
SEBRAE
Em parceria com a ACIL estreitamos os laços com o Sebrae, trazendo vários cursos de formação e a criação da SALA DO EMPREENDEDOR, facilitando a abertura de novas empresa, reduzindo custos e processo burocrático.
ACIL
Mantivemos parceria permanente, inclusive com cessão de uma funcionária da SIC para semanalmente atender associados da ACIL em orientações sobre RH nas empresas Lemenses.
PARCERIAS COM SETORES INDUSTRIAIS
Reunimos tapeceiros locais com dificuldades de mão de obra especializada, onde todos tinham os mesmos problemas e juntos tinham a solução, criado o curso onde sanamos tais dificuldades.
ANAC – AERÓDROMO
Iniciamos processo de regulamentação do Aeródromo de Leme, com levantamento dos Hangares existentes, e cessão a empresa que desejavam atuar no local doa Hangares vagos ( ex. Cruzeiro do Sul – Oficina de manutenção de aviões).
INVEST SÃO PAULO
Iniciado parceria para que Leme entrasse no mapa de cidades do Estado de São Paulo para receber empresas multinacionais, antes nos governos anteriores Leme não existia no mapa. Através desse órgão recebemos muitas visitas e consultas.
PARCERIAS EM CAMPANHAS
Campanha para Santa Casa na aquisição de lençóis junta as empresas.
Campanha em parceria com a Secretária da Saúde no combate à Dengue, realizando mutirões de limpeza nos bairros e no Distrito industrial, recebendo apoio na cessão de sacos de lixo, luvas, caminhões, etc., das empresas parceiras.
SENAI
Participamos juntamente com outras cidades da região da Criação do Circuito caminho da Paz, onde Leme faz parte, depois de inúmeras reuniões com Eduardo Cunha, agente do SENAI.
USINA SÃO JOÃO
Atuamos como intermediário em inúmeras reuniões na Usina São João de Araras com Daniel Secco, com algumas empresas de Leme e de outras cidades para aquisição de terras produtivas de cana de açúcar para ampliação do distrito industrial: Plasciti, Jerzza, Faldoni, Atacadão, Ilumi,
I Conferência da SIC e Semana do Comércio
Realizado na ETEC com Palestra do Eduardo da Desenvolve SP com eixos voltados a Indústria, Comércio e Serviços, contamos com muitos empresários locais com a parceria da ACIL.

Projeto adote uma praça
Iniciado os trabalhos, porém com dificuldades jurídicas por falta de leis especificas.
PISTA DE MOTOCROSS
A pista de motocross localizado próxima a empresa TS Tech estava irregular, construída no governo anterior em área de preservação ambiental, causando transtornos no distrito industriais aos finais de semana. Depois de muito trabalho conseguimos desativá-la, resolvendo um grave problema que existia em nosso Distrito.
INCUBADORA DE EMPRESAS
Mantivemos a parceria existente a mais de 10 anos
POLITEJO
Mantivemos contatos com Usina São João, Jurídico do Município para encontrar soluções, pois a área doada a citada empresa estava irregular, invadindo área da Usina, cessão feita no governo anterior, sendo que no processo consta que a mesma geraria 500 empregos ao município, mas a realidade foram poucos empregos gerados.
COMISSÃO MUNICIPAL DO EMPREGO
Compomos com demais instituições, sindicatos, Acil essa Comissão e propusemos diversas ações.
SECRETÁRIA DA AGRICULTURA
Em parceria com a Secretaria da Agricultura foi realizado o processo de doação de área no Distrito Industrial Marino Zanetti para projeto da Assomogi – processamento de alimentos da Agricultura familiar.
ELEKTRO
Mantivemos constantes contatos para extensão na rede elétrica no Distrito Industrial, bem como o maior cuidado com a iluminação no distrito.
Banco de dados:
Realizado um grande trabalho para levantamento de dados das empresas de Leme, elaboramos planilhas para coleta de informações com o objetivo de conhecer em números e em setores as indústrias e comércio de Leme, para assim conhecer as necessidades e anseios desses contribuinte dos impostos para nossa cidade, sendo que não existia em governos anteriores essa preocupação.
Distrito Industrial
Elaborado também levantamento completo dos terrenos do Distrito Industrial juntamente com a COMIPEM (Cooperativa das Micros e Pequenas Empresas de Leme), onde encontramos inúmeras irregularidades em governos anteriores, empresas que adquiriram lotes com facilidades e preços de custos, e não cumprindo metas definidas em contrato através do Proinde (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento), ou seja, a contrapartida de geração de empregos e faturamento. Os lotes que tinham como objetivo abrigar novas empresas estavam sendo utilizados para construções de Galpões com o objetivo de locação, não permitido na Lei de incentivos do Proinde, por empresas já consolidadas no Munícipio.
Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho
1. Retomada das Reuniões do Conselho Municipal de emprego, discutindo com empresários, sindicatos, associações e com o poder público estratégias para criação de novas vagas de emprego no Município.
2. Parcerias com realização de cursos para capacitação de candidatos desempregados cadastrados no PAT ( Posto de Atendimento ao Trabalhador) com Senai, Sebrae, Acil e outros órgãos.
3. Reuniões em São Paulo com Prefeito na Secretaria Estadual do emprego, na busca do Convênio frente de trabalho, buscando gerar novas oportunidades de empregos em Leme.
4. Realizado pesquisa nas escolas de Leme, e formulado planilha para conhecimento do interesse dos alunos em cursos específicos, para projeto jovem Aprendiz.

