Nota do PT Leme Sobre as medidas de relaxamento do isolamento social e reabertura do comércio na cidade
Aprovada em 11/junho/2020

O Partido dos Trabalhadores manifesta-se extremamente preocupado com o avanço da Covid-19 na cidade de Leme, que segue os mesmos caminhos da doença no Estado e no Brasil: a cada dia aumentam o número de mortos e de contaminados. Todos os cientistas concordam que a redução drástica da interação entre as pessoas é a melhor forma de evitar a proliferação da doença – a experiência do resto do mundo comprova esse fato.
Apesar disso, o presidente da República vem sabotando toda tentativa de conter o vírus no país através da desinformação orquestrada, do atraso proposital na liberação da ajuda financeira aprovada pelo Congresso a partir das propostas do PT e demais partidos de esquerda, por não investir recursos já destinados ao combate à doença, pelo estímulo ao fim do isolamento e pela promoção de aglomerações. Tudo isso serve como pressão política contra governadores e prefeitos e desorienta as pessoas como agir para enfrentar a situação. Por tudo isso, é o responsável direto pelo crescimento dos casos no país.
O governador de São Paulo travestiu-se de guardião da saúde da ciência e, por algumas semanas, tentou enfrentar o governo federal, restringindo a circulação de pessoas no Estado. Entretanto, no momento em que os números mostram dados alarmantes do espalhamento da doença – e das mortes – recua e, sem nenhum amparo médico ou científico, decide afrouxar as medidas de contenção, também pressionado por setores empresariais mesquinhos, que fingem ignorar o problema de saúde pública.
Na mesma direção age o prefeito municipal. Os dados do isolamento em Leme são visíveis a olho nu: praticamente nenhum. Durante a semana é sempre abaixo dos 50%, quando deveria ser de no mínimo 60%. Já passamos de cento e trinta casos. Lojas que abriram já tiveram que ser fechadas. Nos últimos quinze dias mais que dobramos o número de casos e de mortos. Dessa forma caminhamos para o desastre.
Por tudo isso o PT condena radicalmente a reabertura indiscriminada do comércio. Precisamos de mais isolamento, e não menos. Nesse sentido, orientamos a população a seguir rigidamente as orientações de segurança, seja usando máscaras e medidas de higiene, aumentando ainda mais o isolamento e sua proteção. O vírus não será contido de outra forma. Para o PT essa é a melhor forma de prestar homenagem e sentimento às vítimas da doença na cidade – evitando que mais pessoas se contaminem e morram.
11/junho/2020
Partido dos Trabalhadores
Comissão Executiva Municipal
