A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social no Governo do PT em Leme
Conheça aqui as principais ações da Secretaria no governo 2013-2016.

Sorteio das unidades do Minha Casa Minha Vida, 15/nov/2014
PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Programa Minha Casa Minha Vida – Jardim Empyreo
Este com certeza foi o maior feito da gestão Paulo Blascke (PT)
Com ousadia e com muita clareza já, nos primeiros meses do governo começou-se a viabilizar a construção de casas populares através do programa Minha Casa Minha Vida.



Um dos mais rápidos processos de aprovação e construção do país. Mil unidades da faixa um, com enormes subsídios, e outras centenas na faixa dois.
O município vinha aproximadamente 20 anos sem novos programas habitacionais que permitissem acesso à população mais vulnerável economicamente. Muitas pessoas viviam em condições precárias de habitação e não tinham condições de melhorias da qualidade de vida
A SADS coordenou todas as inscrições e seleção das famílias aptas a adquirirem sua casa própria. Entregamos de 1000 casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida e desenvolvemos o Trabalho Técnico Social. O programa social foi uma conquista para o município de Leme. O programa atendeu a 1000 famílias mais permitiu beneficiar, considerando todos os componentes, mais de 4000 pessoas; uma maior qualidade de vida e a garantia de dignidade e cidadania.
Mais informações sobre Assistência
SITUAÇÃO ANTERIOR DOS EQUIPAMENTOS
Em abril de 2013, , quando o Governo Paulo Blascke assumiu a Prefeitura do Município de Leme, a situação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social era a seguinte:
CRC – Centro de Referência da Criança possuía 06 (seis) unidades:
- Unidade Palmeiras
- Unidade São Joaquim
- Unidade Bonsucesso
- Unidade Primavera
- Unidade Saulo
- Unidade Jequitibá
CRA – Centro de Referência e adolescente possuía 02(duas) unidades:
CRA I - Avenida Carlo Bonfanti, 663 – Centro
CRA II - Avenida Visconde de Nova Granada, 1473 – Jd. Itamaraty
CRJ – Centro de Referência da Juventude - Rua Mario Figueira de Mello, 677 – Jd. Itamaraty
CRAS – Centro de referência da Assistência Social: possuía 03(três) equipamentos
CRAS Eloisa - Rua Liberato Monezzi, 441 – Jd. Eloisa
CRAS São Manoel - Rua Augusto Salciotto, 205 – Parque São Manoel
CRAS Saulo - Rua João Sinézio, 51 – Jd. Saulo
CREAS – Centro de Referência Especializada em Serviço Social - Rua Emilio Violin, 93 – Jd. Bela Vista
- Núcleo de Atendimento ao Idoso
- Núcleo de Violência
- Núcleo de Acolhimento e Pós Acolhimento
- Núcleo de Pessoas em Situação de Rua
- Núcleo de Medidas Sócio Educativas
CGTR – Centro de Geração de Trabalho e Renda - Rua Mario Figueira de Mello, 677 – Jd. Itamaraty
CRPD – Centro de Referência da Pessoa com Deficiência - Rua Tomé de Souza, 490 – Vila Santa Rita
CCI – Centro de Convivência do Idoso - Rua Coronel Antonio Abade, s/n – Jardim Juana
Casa Dia do Idoso - Avenida Paul Harris, 1337 – Jardim do Bosque
Casa dos Conselhos - Rua Padre Julião, 1473 – Centro
Família Acolhedora - Rua Dr. Armando Salles de Oliveira, 925 Centro
Acessa São Paulo-Palmeiras - Rua Roberto Schwenguer, s/n – Jd. Palmeiras
Acessa São Paulo – CRA II - Avenida Visconde de Nova Granada, 1473 – Jd. Itamaraty
Central de Penas e Medidas Alternativas - Rua Antonio Mourão, 910 – Centro
PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE O GOVERNO 2013-2016
CRC – Centro de Referência da Criança
Dificuldades:
No decorrer da gestão, houve fechamento das Unidades Jequitibá, São Joaquim e Primavera. As duas primeiras devido às más condições da estrutura física e a dificuldade de se encontrar local adequado no território para a mudança do serviço, sendo urgente e necessário a construção de unidades próprias que dependem de convênios firmados junto ao Governo Federal e demais parceiros. Infelizmente não houve abertura de editais para inscrição e realização de tal parceria. Na ocasião, houve o remanejamento das crianças para outras unidades próximas ao território de suas casas
A Unidade Primavera também foi desativada devido a um incêndio e impossibilidade financeira da Gestão para a reforma adequada e necessária. Na ocasião, também houve o remanejamento das crianças para outras unidades próximas ao território de suas casas.
Hoje temos:
- Unidade Palmeiras – Rua Roberto Schwenguer, s/n – Jd. Palmeiras
- Unidade Bonsucesso – Avenida Visconde de Nova Granada, s/n – Jd. Bonsucesso
- Unidade Saulo – Rua José Pascoal, 85 – Jd. Saulo
Avanços
A Unidade Palmeiras foi totalmente remodelada em parceria com o programa Mais
EDUCAÇÃO
Através da Secretaria da Educação possibilitando importantes melhorias na qualidade do atendimento às crianças e adolescentes que lá freqüentavam.
As Unidades Bonsucesso e Saulo passaram por melhorias a estrutura física e foram remodeladas para uma maior qualidade dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e atendimento as crianças que freqüentavam os equipamentos.
Número de atendidos: Média de 560 crianças entre 06 e 12 anos
CRA I – Centro de Referência do Adolescente I
Dificuldades:
Apesar do espaço onde se encontrava o CRA I ter uma mini quadra poliesportiva e piscina e ser interessante para as atividades desenvolvidas, o mesmo era alugado e era necessária uma reforma do espaço físico devido ao desgaste do tempo;
Na ocasião, também havia uma conduta da proprietária em solicitar a entrega do prédio se não houvesse um aumento de aluguel de 71,43%, o que para os cofres públicos era inviável.
Avanços:
Diante da situação apresentada, o CRA I foi remanejado para outro endereço, avaliado diante da necessidade dos adolescentes e proximidade do território.
Rua Dr. Peixe Abade, 215 – Jd. Bela Vista
Número de atendidos: Média de 180 adolescentes entre 12 e 15 anos
CRA II – Centro de Referência do Adolescente II
Dificuldades:
O prédio do CRA II (um barracão) era totalmente inadequado e quente. Buscar um espaço mais adequado e que pudesse atender as necessidades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos foi a nossa meta e a do Governo.
Avanços:
O CRA II foi reinaugurado e um espaço novo e muito mais amplo, possibilitando atender um número maior de adolescentes e priorizar a efetivação dos serviços que eram disponibilizados a esta faixa etária.
Também tivemos como avanço a reorganização do serviço diante da faixa etária correta que eram de adolescentes entre 12 e 15 anos. Os adolescentes com idade superior a essa faixa etária foram transferidos para CRJ, equipamento que atende adolescentes e jovens de 15 a 29 anos.
Avenida Visconde de Nova Granada, 1473 – Jd. Itamaraty
Número de atendidos: Média de 190 adolescentes entre 12 e 15 anos
CRJ – Centro de Referência da Juventude
Dificuldades:
O CRJ foi outro equipamento que se encontrava em local totalmente inadequado. As atividades e o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos disponibilizados adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos eram desenvolvidos em um barracão quente, sem iluminação adequada e com problemas em época de chuva.
Avanços:
No encerramento da nossa gestão, o CRJ estava instalado em área onde era possível atender as diversas regiões da cidade; o prédio é amplo, com diversas salas espaçosas e com uma qualidade bem maior em estrutura física e efetivação do serviço.
CRJ- Rua Ernesto Gatto, 448 – Jd. Amália
Número de atendidos: Média de 345 adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Dificuldades:
O CREAS funcionava em espaço inadequado. Havia problema com número de salas para atendimento e para atendimento adequado das diversas demandas apresentada.
Avanços:
Houve a construção do prédio próprio do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social através de repasse de verba do Governo Federal. A aquisição do prédio próprio permitiu padronizar e adequar a estrutura física solicitada para o equipamento e possibilitando o melhor atendimento das situações de violação de direitos e risco pessoal
CREAS – Rua Calogero Chinicci, 510 – Jd. Juana
Projeto Casa Aberta (CREAS II)
Dificuldades:
O Projeto Casa Aberta foi idealizado e instalado na nossa gestão; que diante da necessidade de um espaço que atendesse de forma mais precisa os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e outros que ainda não haviam passado pela oitiva e que pudessem ter um local de atendimento de suas necessidades de forma integrada.
Avanços:
Com o apoio do Ministério Público e da Juíza de Direito da Primeira Vara de Leme e com o total incentivo e apoio do Governo Municipal, articulado ao CREAS, houve a inauguração do Projeto Casa Aberta - Traçando Novos Caminhos, que começou a atender adolescentes que cometeram ato infracional e aguardavam oitiva ou cumpriam medidas socioeducativas de LA e PSC.
Além desse espaço, houve parceria junto ao curso de Educação Física da Anhanguera Educacional para agregar atividades esportivas de natação, voleibol e futebol ao projeto.
CREAS II – Rua Albino da Cruz, 205 - Vila São João
Casa Pop Rua
Dificuldades:
O atendimento às pessoas em situação de rua vinha sendo realizado no prédio do CREAS. Porém, o espaço não acomodava as necessidades desta demanda, bem como não priorizava a oferta de serviços adequada a esse público
Avanços:
Houve a instalação de um espaço que começou a acolher as pessoas em situação de rua e de forma ampla e efetiva. Este projeto permitiu o resgate da cidadania bem como a dissolução da violação de direitos e de risco pessoal e social que a pessoa em situação de rua vivencia todos os dias.
Número de atendidos: Média de 840 usuários distribuídos nos núcleos de Serviço de Prestação e Atendimento Especializado a Famílias e indivíduos (PAEFI) Abordagem Social para pessoas em situação de rua; Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços á Comunidade (PSC); Serviço de Proteção Social Especial para Idosos e suas famílias.
CGTR – Centro de Geração de Trabalho e Renda
Dificuldades:
O ambiente para o atendimento do Centro de Geração de Trabalho e Renda também era, na ocasião, totalmente inadequado e inacessível. Um barracão quente, sem iluminação adequada e co problemas em época de chuva.
Avanços:
Foi alugado um espaço mais amplo e totalmente adequado e numa região central da cidade, permitindo a qualidade dos cursos profissionalizantes, bem como se atingir um número maior de regiões da cidade e seus habitantes.
CGTR - Rua Getulio Vargas, 230 – Jd. Tufanin
Número de atendidos: Média de 322 usuários capacitados.
Família Acolhedora
Dificuldades:
O programa Família Acolhedora ficou inativo devido à ausência de famílias acolhedoras no município de Leme. Houve um trabalho intenso e efetivo para sensibilizar as famílias no acolhimento de crianças e adolescentes, porém, nada foi efetivado.
ACESSA SÃO PAULO – Palmeiras
Dificuldades:
O equipamento Acessa São Paulo-Palmeiras foi inativado, devido à dificuldade de se estabelecer um local mais adequado que suprisse as necessidades de acessibilidade e ampliação do atendimento da população.
CPMA – Central de Penas e Medidas Alternativas e CAEF – Central de Atendimento ao Egresso e Família
Houve mudança do local de atendimento da CPMA para um lugar mais amplo e que contemplasse também a instalação da CAEF no município. O intuito foi atender pessoas que cometeram crimes de baixo potencial ofensivo e foi condenada pelo Judiciário a prestação de serviços à comunidade. Já a CAEF tem por objetivo dar assistência direta ao egresso no contexto familiar, com vistas à autonomia e postura cidadã para que possam retomar o convívio social com dignidade.
CPMA – Rua Major Rafael Leme, 294 – Centro
Número de atendidos: Média de 100 usuários
Sede da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social
Dificuldades:
O endereço no qual a SADS estava instalada era inadequado para as pessoas que nela trabalhavam e; planejavam e colocavam em execução as políticas sociais necessárias para darmos dignidade e cidadania a nossa população.
Avanços:
Transferimos a SADS para um endereço mais amplo, no qual os funcionários desenvolvessem suas tarefas com mais dignidade e com certeza melhor atendimento a população. Nessa nova havia uma piscina própria para hidroginástica
Rua Coronel João Franco Mourão, 308 - Centro
HIDROGINÁSTICA
Dificuldades:
A SADS custeava a hidroginástica para o CCI, CRPD e alguns casos da saúde.
Avanços
Aproveitando a piscina existente na SADS, houve a inauguração da área de hidroginástica que começou atender o Centro de Convivência do Idoso, Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e alguns casos da Secretaria da Saúde. Esse espaço permitiu a qualidade de vida e benefícios físicos e psíquicos da atividade.
Número de atendidos: 190 pessoas
CRAS Eloisa e CRAS Vanessa
Dificuldades:
O espaço onde funcionava o CRAS Eloisa era totalmente inadequado. Não contemplava salas de atendimento ou banheiros adequados para acolhimento da população. A idéia era fazer a mudança de local para o CRAS Vanessa, espaço próprio, muito mais amplo, e que acolheria muito melhor as famílias do território. Porém, também houve dificuldades e terminar a reforma, visto que por diversas vezes a reforma foi concluída e houve invasão e furto de diversos equipamentos do prédio.
Avanços:
O CRAS Eloisa ficou instalado em local mais amplo e adequado. Porém, foi um espaço alugado, o que restringiu reformas para maiores adequações do prédio.
Número de atendidos: 1574 famílias
SISTEMATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS
Dificuldades:
Sempre existiu a dificuldade de se atender o usuário de SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de forma integrada. Como os serviços no município são descentralizados, a dificuldade maior era de se confrontar os dados da família nos diversos serviços ofertados e se traçar um plano de acompanhamento familiar integrado entre os mesmos, visto que não havia um sistema de informatização integrado dos equipamentos SADS para aprimoramento das ações.
Avanços:
Houve o desenvolvimento e um sistema que compilasse os dados de todos os equipamentos e que pudesse proporcionar o atendimento integral do individuo e a melhoria da qualidade e eficiência das ações propostas. Deixamos pronto esse estudo para que fosse implantado.
PARCERIA COM O PROJETO PEDLANDO PARA O FUTURO
Duzentas crianças entre seis e doze anos atendidas pelo Centro de Referência da Criança; CRAS Saulo, Eloisa e SÂO Manoel e; EMEB CAIC foram contempladas por este projeto da Associação Terra Ciclismo e Ribeirão Preto em parceria com TS Tech Anhanguera Educacional e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Leme. O objetivo era a educação para o transito através de aulas praticas e teóricas.
Número de atendidos: 200 crianças entre 06 e 12 anos
PROJETO CRAQUE DO FUTURO
Parceria entre SADS e Anhanguera Educacional para o atendimento dos adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas de PSC ou LA, disponibilizado aos meninos participarem de atividades esportivas de voleibol, futebol, natação e handebol.
MOSTRA SADS
Houve três edições da Mostra SADS, o decorrer da nossa gestão. O intuito foi proporcionar aos usuários que participavam das oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, bem como dos programas de geração de trabalho e renda de exporem os trabalhos de artesanato e realizar as apresentações de dança, música, esporte e demais oficinas disponibilizadas para a população atendida pelo SUAS.
PROGRAMA AMIGO DE VALOR
Parceria entre o Banco Santander, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Associação Presbiteriana de Ação Social- APAS para o desenvolvimento das ações do Projeto Casa Aberta em conjunto com o Núcleo de Medidas Socioeducativas do CREAS.
PROGRAMA PARCEIRO DO IDOSO
Parceria entre Banco Santander, Conselho Municipal do Idoso e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Leme para a construção e instalação de uma segunda Casa Dia no município. A parceria foi concluída inclusive com a definição do local para a construção e, que posteriormente a administração mudou para um novo local.
CONCLUINDO
Em todo esse período da nossa gestão juntamente com Governo Paulo Blascke o nosso objetivo foi atender da melhor maneira possível o cidadão lemense independente da sua classe social mais focando principalmente aquele naquele mais necessitado ou que estivesse passando por dificuldades ou problemas temporários. Todas as nossas ações foram nesse sentido afinal, a SADS tinha, tem e sempre terá essa obrigação. O cidadão que presta serviço a nossa Nação gerando a riqueza deste país tem o direito de ser socorrido nos momentos difíceis de sua vida e nós enquanto em cargos públicos temos o dever de socorrê-los.
